Primeiramente, esse subproduto nada mais é do vapor formado a partir do condensado quente quando há uma redução na sua pressão.
Então, ao contrário do que muitos pensam, ele não se difere do vapor convencional – que também se chama vapor vivo. Por isso, a sua única particularidade é a sua formação.
Enquanto o vapor “normal” se forma na caldeira ou no gerador de vapor, o vapor flash surge quando o condensado passa por uma grande queda de pressão. Um exemplo disso é quando o condensado sai de um purgador.
Ao utilizá-lo, é possível reaproveitarmos parte da alta energia do condensado. Portanto, é gerada uma considerável economia energética. Além disso, reduz-se o tempo de alguns processos industriais que utilizam vapor.
Por outro lado, as condições de trabalho também são impactadas positivamente. Ao colocar o vapor de volta no sistema, a presença de nuvens de vapores na planta fabril caem significamente.
Para isso, é necessário implementar um sistemas inteligentes, como, por exemplo:
Na maioria das vezes, esses projetos englomam todos os sistemas acima em conjunto, a fim de obter melhores resultados, tais como:
Invista em projetos e equipamentos que podem garantir o sucesso de suas operações a longo prazo.
Na Disparco, você encontra a expertise e a tecnologia necessárias para desenvolver, instalar e aprimorar processos inteligentes para a reutilização do vapor flash. Entre em contato conosco e mude o rumo da sua produção industrial em sistemas que utilizam vapor!
Fale com um
online
Comentários