Vapor a vácuo é um termo geral usado para vapor saturado a temperatura abaixo de 100°C. Como discutido brevemente em principais aplicações para o vapor, tanto o vapor de pressão positiva quanto o vapor a vácuo podem ser usados em processos de aquecimento. O artigo a seguir irá tratar das propriedades do vapor a vácuo e suas vantagens sobre o aquecimento com água quente.
Quanto maior a pressão, maior a temperatura do vapor saturado. O vapor saturado está em termos gerais a 100°C na pressão atmosférica normal. O vapor saturado gerado em caldeiras, no entanto, geralmente está com a temperatura mais alta porque é gerado a pressões mais altas. Este vapor (vapor de pressão positiva) é, portanto, usado frequentemente na indústria em processos de aquecimento que exigem temperaturas acima de 100°C.
De forma alternativa, também é possível produzir vapor saturado para processos de aquecimento abaixo de 100°C. Esse vapor é frequentemente chamado de vapor a vácuo porque requer pressões abaixo da pressão atmosférica normal. O vapor a vácuo geralmente é gerado a pressões mais altas, depois disso, a pressão é reduzida usando equipamentos como uma válvula de controle de entrada. Normalmente, uma bomba de vácuo é também usado para ajudar a obter pressões mais baixas no arranque e permitir a libertação suave do condensado.
O uso do vapor a vácuo requer leitura cuidadosa da temperatura e pressão. Para determinar a temperatura do vapor, recomenda-se consultar uma tabela de vapor como acima. Através desta tabela de vapor podemos ver que, por exemplo, se um processo requer vapor saturado a temperaturas de 60°C ou 90°C, as pressões de vapor saturado devem ser ajustadas para 19.946kPa e 70.182kPa, respectivamente.
Vapor a vácuo vs. Água quente
O aquecimento com o vapor a vácuo oferece as mesmas vantagens como as do aquecimento com vapor à temperatura de 100°C ou mais:
Fale com um
online