Endereço Rua Caravelas, 300 | São José dos Campos
Siga nas redes sociais:
Home » Cursos online » Seleção do Purgador de Vapor: Entendendo as Especificações

Seleção do Purgador de Vapor: Entendendo as Especificações

Prosseguindo o primeiro artigo em como a aplicação do purgador de vapor afeta na sua seleção, este segundo artigo irá oferecer uma visão geral de como as condições de operação influenciam no modelo do purgador de vapor e suas especificações.

Efeito das Condições de Operação nas Especificações do Purgador

Condições do sistema determinam as especificações mínimas para o purgador, tais como pressão, temperatura, capacidade de descarga, material e tipo de conexão.

Tubulações Instaladas e Suas Conexões

Tubulações instaladas influenciam no tipo de conexão e às vezes no material de corpo do purgador, portanto é importante ter a certeza de que o purgador selecionado atende às exigências das tubulações. Por exemplo, um purgador pode ter uma conexão padroniz

Adicionalmente, outros requerimentos incluem que a capacidade de descarga deve ser adequada para carga máxima à mínima pressão diferencial sob todas as condições ambientais.

Material do Corpo

Material de corpo do purgador é um dos primeiros itens a ser visto quando estiver selecionando um purgador. O material é selecionado baseado em máxima temperatura e pressão de operação do local de descarga do condensado (LDC), ambiente ao redor e requisitos para mínima manutenção / longa vida. O material deve também atender teste de pressão e às pressões e temperaturas máximas da especificação e projeto da tubulação.

Os materiais utilizados para o corpo do purgador de vapor, tampa e outras partes resistentes à pressão não são diferentes daqueles utilizados em outros tipos de válvulas. Alguns exemplos são:

– Ferro Fundido Cinzento / Ferro Fundido Dúctil
– Aço Carbono
– Aço Inox

As temperaturas e pressões máximas aplicáveis no material do corpo não são necessariamente equivalentes à pressão e temperatura máxima de operação do purgador. Isto é porque a pressão e temperatura de operação máxima pode ser limitado através da pressão/temperatura de resistência de outros componentes tais como gaxetas e outros componentes internos.

Em adição, padrões diferentes tais como ASME ou DIN podem afetar a pressão / temperatura máxima de operação do material de purgador. Por exemplo, ferro fundido A126 possui uma pressão máxima permissível de 13 barg (190 psig) de acordo com a norma DIN, mas 16 barg (250 psig) se for de acordo com norma ASME. Também, purgadores de vapor em aço inox tem sido mais e mais popular recentemente porque estes são tipicamente mais fáceis de manter e oferecer uma vida útil mais longa.

Dimensionamento

Um grande número de usuários do vapor selecionam o tamanho do purgador de maneira inapropriada, baseado na dimensão da tubulação existente. No entanto, a dimensão do purgador deve ser precisamente ajustada na dimensão da tubulação do lado de saída do equi

Normalmente, recomenda-se o dimensionamento da tubulação do condensado no lado de descarga do equipamento que fornece condensado para o purgador de vapor, de acordo com a tabela seguinte:

De uma maneira geral, o purgador nunca deve ser dimensionado num tamanho menor do que a tubulação de saída do equipamento, pois isto pode resultar em contínuo alagamento e/ou problemas de aquecimento.

Em adição, o dimensionamento da tubulação de saída do purgador não deve ser baseado no tamanho do purgador, mas deve ser projetado para distribuir a taxa de fluxo requerido e considerar o limite da perda de pressão para fluxo bi-fásico. Para mais informações sobre este tópico, favor ler: Tubulação de Recuperação de Condensado

Tipo de Conexão

Maioria dos usuários de vapor, geralmente solicitam purgadores de vapor com conexões tipo rosca, solda de encaixe ou flange dependendo do padrão nacional, indústria ou normas e especificações da empresa.

As conexões roscadas custam muito menos para instalar , se comparada às conexões flangeadas, mas precisam ser rosqueadas durante a instalação, significando dizer que há necessidade de manter desconectado(livre) a tubulação de saída ou necessita do uso de união para permitir a fácil reposição do purgador. Em purgadores de vapor roscados, é importante que as roscas sigam os padrões oficiais para ajudar a minimizar a pobre vedação nas conexões dos tubos.

Purgadores com conexões de solda de encaixe são geralmente preferidos em algumas plantas para limitar a quantia de vazamentos dos vapores, mas as conexões de solda de encaixe podem ser mais difíceis de serem removidos durante a reposição, e podem também apresentar maior custo de instalação ou manutenção. E ainda, algumas áreas podem apresentar falta de soldadores qualificados, o que pode vir a reduzir a eficiência da reposição ou até mesmo de toda a instalação.

Purgadores com conexões flangeadas podem ser facilmente removidos e substituídos somente se o novo purgador tiver exatamente a mesma dimensão e distância entre as conexões. É melhor exigir um rigoroso dimensionamento entre as conexões, de acordo com o padrão do fabricante de purgador quando especificar purgadores flangeados em novos projetos de construção.

Exemplo de Purgador com Conexões Flangeadas

Após selecionar as especificações do purgador de acordo com as condições de operações e ambiente, o próximo passo é avaliar a capacidade da descarga necessária com fator de segurança incluso, e selecionar o purgador mais econômico. Para mais informações sobre este tópico, favor ler parte 3.

Fale com um

Consultor especializado

Entre em contato com nossa equipe especializada
silhueta-disparco
footer-bg

Área de suporte e download

Faça o download do suporte da Disparco.