Endereço Rua Caravelas, 300 | São José dos Campos
Siga nas redes sociais:
Home » Cursos online » Golpe de Aríete: Conclusão

Golpe de Aríete: Conclusão

Pode parecer uma surpresa, mas as imagens térmicas, que fornecem uma imagem visual da distribuição da temperatura, são uma maneira muito eficaz de identificar os locais onde ocorre o golpe de aríete. Como a superfície da tubulação deve estar exposta de modo a viabilizar o uso da técnica, as imagens devem ser captadas durante uma operação de teste antes de qualquer isolamento ser aplicado. Se o isolamento já estiver no local, pode ser temporariamente removido para a captação das imagens.

Mudanças na temperatura das tubulações antes e depois do golpe e aríete

Como discutimos anteriormente na série, quando a diferença de temperatura entre o vapor e o condensado estiver dentro de certos limites, é particularmente fácil ocorrer um golpe de aríete (veja aqui). Identificar os locais onde esta mudança de temperaturas ocorre acelera o processo de aplicação das contramedidas.

O golpe de aríete em grande escala pode ser muito perigoso, e todos entendem a necessidade de estabelecer contramedidas contra ele. Por outro lado, o golpe de aríete em pequena escala é muitas vezes desconsiderado. Embora leve mais tempo, o golpe de aríete em pequena escala muitas vezes também causa danos. Do ponto de vista da manutenção preventiva, é fundamental que as medidas preventivas sejam tomadas contra esse tipo de golpe de aríete também.

Fale com um

Consultor especializado

Entre em contato com nossa equipe especializada
silhueta-disparco
footer-bg

Área de suporte e download

Faça o download do suporte da Disparco.