A esterilização por calor seco é um método altamente eficiente e seguro para eliminar microorganismos. Com o uso de altas temperaturas e sem a presença de água, esse processo é amplamente utilizado.
Por isso, neste artigo, exploramos os benefícios dessa técnica de esterilização e sua importância na manutenção da saúde e segurança.
Antes de tudo, a esterilização por calor seco é um processo de limpeza, no qual elimina-se agentes contaminantes, como bactérias e vírus, através do uso de calor.
Portanto, essa técnica é amplamente utilizada em diversas áreas, como hospitais, indústrias farmacêuticas e laboratórios. Assim sendo, é ideal para produtos que são sensíveis à água, como:
Dessa forma, garantimos equipamentos e objetos completamente livres de contaminação e umidade.
Resumidamente, esse processo opera por meio da condução de calor, onde a superfície externa do objeto absorve o calor e o transmite para as camadas internas.
A esterilização com calor seco requer um tempo de exposição maior, entre 1h30 a 3h e temperaturas mais altas do que aquelas com calor úmido.
Apesar disso, o vapor, por meio do contato indireto, é muito utilizado nesse método. Por conta da facilidade e alta energia, ele é a principal fonte de calor utilizada atualmente.
No entanto, essa técnica não é indicada para materiais termossensíveis, pois o calor seco penetra nas substâncias de forma mais lenta.
Atualmente, mesmo sendo uma técnica mais lenta, a esterilização por calor seco está presente em muitos processos. Além disso, também tem várias vantagens, tais como a economia, operação mais sustentável, com fácil instalação e manutenção.
Confira os principais benefícios:
Na indústria, essa é a técnica mais prática e mais utilizada de esterilização, com o uso da energia térmica indireta do vapor. Os principais equipamentos para esse procedimento são:
Assim, o vapor não está em contato direto com o produto que está sendo aquecido.
Além disso, esse método proporciona um aquecimento rápido e uniforme.
Também, a técnica oferece resultados altamente previsíveis e a possibilidade de adaptação para uma ampla gama de diferentes requisitos industriais.
Normalmente, a configuração de temperatura é de de mais de 150°C , a depender da aplicação específica e do tempo de esterilização.
Sistemas e equipamentos industriais são uma solução fundamental para garantir alta qualidade na esterilização por calor seco – além de promover práticas mais sustentáveis e seguras para a nossa saúde.
Então, faça com que sua empresa se destaque no mercado.
Por isso, invista na altíssima tecnologia japonesa para processos de alto desempenho! Entre em contato com a Disparco. Clique aqui
Fale com um
online
Comentários