Ainda hoje, é quase impossível encontrar uma indústria que não tenha pelo menos um purgador termostático em seus processos que usam vapor. Mas será que eles ainda são eficientes?
É um dos tipos de purgadores mais tradicionais em indústrias que utilizam vapor. Resumidamente, esse equipamento drena ar e condensado de um sistema de vapor sem que o vapor seja descarregado.
A princípio, esse modelo de purgador opera por meio da diferença de temperatura.
Ele possui uma cápsula com um líquido de ebulição um pouco mais baixa que a da água. Assim, quando o sistema está frio, a válvula está aberta e permite que o ar escape. Bem como, quando a temperatura dentro do purgador aumenta, o líquido se expande e a válvula fecha.
No entanto, depender da variação de temperatura pode afetar a produtividade de alguns processos, aumentando o tempo entre uma operação e outra.
Hoje, sua principal aplicação é na eliminação de ar durante toda linha de transporte e uso de vapor.
Além disso, o purgador termostático ainda é encontrado no interior de purgadores boia livre, que contam com uma função termostática para remoção de ar e de condensado.
Mas será que é possível ter outras aplicações desse purgador, como em linhas de vapor ou trocadores de calor?
Em linha de distribuição, até é possível! Uma excelente aplicação para esses purgadores são as linhas de traços. Como, por exemplo, o purgador LEX, que tem regulagem de temperatura, no qual é possível selecionar a temperatura de descarte de condensado.
Porém, em trocadores ou processos contínuos, jamais – visto que tem um fator fundamental que sempre deve ser levado em conta: a temperatura de operação.
Aumente a competitividade da Indústria com a Disparco
Então, pare de desperdiçar dinheiro com processos ineficientes.
Invista na altíssima tecnologia japonesa para processos mais eficientes com a Disparco! Entre em contato aqui.
Fale com um
online
Comentários