Atualmente, um número cada vez maior de domicílios tem fornos que usam vapor para aquecimento. Esta nova mudança no uso tradicional do vapor, isto é, a “vaporização” dos alimentos para finalidade de cozimento, tornou-se comum em muitos domicílios.
Tanto os fornos a vapor quanto o cozimento a vapor normal são exemplos de aquecimento direto, onde o vapor entra em contato direto com o item sendo aquecido. De forma semelhante ao uso em aplicações domiciliares, mas em uma escala muito maior, o aquecimento direto com vapor também é muito usado em aplicações industriais como esterilização, higienização e no processo de vulcanização para produtos de borracha.
Mesmo já tendo mencionado isso anteriormente, há um método de aquecimento ainda mais utilizado em aplicações industriais que o aquecimento direto. Este método é o aquecimento indireto.
O aquecimento indireto é um método de aquecimento que usa algum tipo de ‘trocador de calor’.
O vapor passa pela área de superfície da parede do trocador de calor e o calor do vapor é transferido para a substância sendo aquecida. Desta forma, o vapor nunca entra em contato direto com a substância sendo aquecida. Alguns exemplos comuns de trocadores de calor usados para aquecimento a vapor são chaleiras encamisadas, tipos de tubulações em espiral, trocadores de calor do tipo placa e tipos de tubulações com aletas (aletas de placa, aletas suspensas).
Este método de utilização de um trocador de calor para aquecimento não é limitado ao uso do vapor como o único meio de aquecimento possível; outros meios de calor também podem ser usados, como água e óleo quentes.
Como o uso do vapor para aquecimento difere do uso de aquecimento por água quente ou óleo quente?
Aquecimento com Vapor
O vapor é fornecido em estado gasoso para o trocador de calor, é transformado ao estado líquido (condensado) dentro dele e depois sai.
Aquecimento com Água ou Óleo Quente
Água e óleo quentes são fornecidos a temperaturas muito altas ao trocador de calor, e saem dele a uma temperatura mais baixa.
Em outras palavras, em comparação com a água e o óleo quentes que aquecem através da diminuição de sua própria temperatura, o vapor aquece ao mudar de um estado gasoso para um estado líquido.
A transferência térmica de condensação do vapor fornece um efeito de aquecimento notavelmente maior do que a transferência térmica de convecção da água ou do óleo quentes. Ela também oferece as seguintes vantagens:
– Se as áreas de superfície de transferência térmica dos trocadores de calor forem idênticas…
Os tempos de aquecimento podem ser diminuídos ao aquecer com vapor
– Se o trocador de calor for reprojetado para a mesma quantidade de trabalho…
Se o vapor for usado para aquecimento, o projeto pode incorporar uma área de superfície de transferência térmica menor
Estas são apenas duas propriedades importantes do vapor – o vapor oferece uma série de vantagem além destas. Por este motivo, o vapor tem uma posição importante como fonte industrial de calor.
Para discussões adicionais sobre as propriedades superiores do vapor, acesse Transferência Térmica do Vapor.
Fale com um
online