Endereço Rua Caravelas, 300 | São José dos Campos
Siga nas redes sociais:
Home » Cursos online » Golpe de Aríete: Causa e Localização

Golpe de Aríete: Causa e Localização

O golpe de aríete pode gerar um grande impacto, forte o suficiente para danificar instantaneamente uma válvula, etc., ou causar danos menores por um longo período de tempo. Qualquer que seja o caso, ambas as situações podem causar acidentes graves, por isso contramedidas devem ser tomadas.

A Importância de Identificar a Causa e a Localização

Ao tentar impedir o golpe de aríete é importante determinar a sua localização e duração, mas é ainda mais importante estabelecer a sua causa mais provável.

Dois conselhos que você pode ouvir no local de trabalho são: ‘Feche a válvula de bloqueio imediatamente se ocorrer o golpe de aríete.’ E ‘Acione a válvula de parada lentamente.’

O fechamento imediato da válvula irá cortar o fluxo de vapor, e o golpe de aríete pode cessar. Acionar a válvula lentamente, por outro lado, tem dois objetivos:

– Diminuir o fluxo de vapor, o que enfraquece a força da inércia e, assim, enfraquece os impactos que ocorrem no interior das tubulações
– Evitar a geração súbita de condensado, o que limita a quantidade de condensado gerada por unidade de tempo

Ao abrir lentamente a válvula de bloqueio, o condensado não pode fluir tão rapidamente. Isso pode ajudar a prevenir o primeiro tipo de golpe de aríete, causado por condensado em alta velocidade que colide nas tubulações, etc.

E se, mesmo acionando lentamente a válvula de bloqueio, não surtir efeito?

O golpe de aríete cessa após a válvula ser fechada

O golpe de aríete continua mesmo depois da válvula ser fechada

O golpe de aríete que ocorre mesmo após o suprimento de vapor ser interrompido ou quando as válvulas são acionadas lentamente é o segundo tipo de golpe de aríete, causado pela condensação súbita de vapor.

O que desencadeia esse tipo de golpe de aríete são as ondas. As ondas nas proximidades do condensado isolam ou retêm bolsões de vapor, e então ocorre o golpe de aríete. Com esse tipo de golpe de aríete, ondas de grande amplitude criadas pelo impacto inicial isolam mais bolsões de vapor e ajudam ainda mais a propagar o golpe de aríete.

Golpe de aríete causado por ondas

Bolsões de vapor podem ser isolados ou retidos por ondas apenas se o nível de condensado dentro das tubulações for alto o suficiente para reter ou isolar bolsões de vapor contra as paredes das tubulações. Experimentos na TLV revelaram que o golpe de aríete começa a ocorrer quando o nível de condensado aumenta acima de aproximadamente 80% da altura interna das tubulações.

Ocorre a formação de ondas, mas com baixo nível de condensado: Não ocorre o golpe de aríete

Alto nível de condensado, mas nenhuma formação de ondas: Não ocorre o golpe de aríete

Ondas formam e alto nível de condensado: Ocorre o golpe de aríete

Contramedidas específicas para determinadas localizações são discutidas nas seguintes seções:

– Contramedidas para Linhas de Distribuição de Vapor
– Contramedidas para Equipamentos
– Contramedidas para Tubulações de Transporte de Condensado

Fale com um

Consultor especializado

Entre em contato com nossa equipe especializada
silhueta-disparco
footer-bg

Área de suporte e download

Faça o download do suporte da Disparco.