O golpe de aríete em linhas de distribuição de vapor normalmente ocorre durante o suprimento inicial do vapor. O método de acionamento lento das válvulas, mencionado anteriormente, pode ajudar se o golpe de aríete for causado pelo condensado em alta velocidade colidindo com as tubulações, etc., mas não será eficaz se o golpe de aríete for causado pela condensação súbita de vapor.
Como o condensado está diretamente relacionado com ambos tipos, a remoção adequada do condensado levará à solução mais eficaz. Coletores de vapor devem ser instalados corretamente para que o condensado dentro das linhas de distribuição de vapor seja removido rápida e completamente.
Se o golpe de aríete ainda ocorrer , mesmo após os cuidados adequados terem sido tomados para as quantidades e localização dos coletores de vapor instalados, o problema provavelmente está sendo causado pela inclinação incorreta da tubulação. Se a tubulação não estiver inclinada corretamente, o condensado não poderá fluir para o coletor como o planejado, o que pode levar a altos níveis de condensado em locais inesperados.
Em linhas de distribuição de vapor compridas, mesmo uma ligeira elevação na tubulação pode resultar no golpe de aríete. Ao instalar uma tubulação utilizando a linha do teto ou o chão como referência, a inclinação da tubulação deve ser verificada novamente.
Tubulação de vapor inclinada para cima: Ocorre o golpe de aríete
Tubulação de vapor inclinada para baixo: Não ocorre o golpe de aríete
Entre outras possíveis causas do golpe de aríete pode ser o acúmulo de condensado nas extremidades das linhas de ramificação. Esta é apenas uma dentre as razões pelas quais ocorre o golpe de aríete. A fim de realmente eliminar o problema, um levantamento do sistema de tubulação como um todo deve ser realizado para identificar as causas exatas e planejar contramedidas adequadas.
Fale com um
online