Seguinte artigo irá discutir Métodos de Prevenção do Estol em trocadores de calor. Para detalhes sobre as causas do Estol e suas consequências, favor visitar o artigo: O que é estol?
Estol ocorre se a pressão de entrada (primária) for menor que a pressão de saída (secundária), antes de um dispositivo de dreno, tal como um purgador de vapor, que impede que o condensado seja drenado, podendo causar o alagamento do condensado dentro do equipamento. Para prevenir esta condição e permitir a descarga do condensado, a pressão primária (entrada) deve ser maior que a pressão secundária (saída).
Teoricamente, há duas maneiras de solucionar o Estol:
A. Aumento da pressão primária (entrada), ou
B. Redução da pressão secundária (saída)
Efeito do Purgador Operando sob Pressão Diferencial
Estol pode ser solucionado aumentando a pressão primária ou reduzindo a pressão secundária do purgador.
Aumento da pressão de entrada pode ser atingida mudando a configuração do sistema para incluir um dos seguintes itens:
– Bomba/purgador mecânico (e.g., PowerTrap® GT)
– Descarga do purgador em tanque de vaporização com bomba mecânica (e.g., PowerTrap® GP)
– Descarga do purrgador em tanque de vaporização com bomba motorizada
Ao utilizar uma bomba mecânica ou bomba/purgador mecânico combinado, o vapor ou pressão de ar é aplicado sobre o condensado alagado para aumentar a pressão primária (entrada) em relação à pressão secundária (saída). Isto força a descarga do condensado antes que ocorra alagamento dentro do equipamento.
Exemplos:
Instalando uma bomba mecânica integrada com um purgador de vapor (tal como o PowerTrap® GT), e utilizando a pressão de vapor introduzida a partir da outra linha de pressão, o condensado pode ser descarregado de maneira intermitente, sem acumulá-lo dentro do equipamento (na superfície da transferência de calor). Este tipo de bomba/purgador também elimina qualquer ameaça de cavitação.
Bomba Mecânica
Instalando uma bomba mecânica ( tal como o PowerTrap® GP), e utilizando um purgador que descarrega para um tanque de vaporização, o condensado pode ser descarregado através do purgador porque a pressão secundária (contrapressão) deste é reduzida. Como ilustrado na animação, a bomba é usada quando o condensado é retornado para um local elevado. Este tipo de bomba também elimina qualquer ameaça de cavitação.
Bomba Motorizada
Instalando uma bomba motorizada, é possível de descarregar o condensado através do purgador porque a pressão secundária (contrapressão) do purgador é reduzida. Como ilustrado na animação, uma bomba é usada quando o condensado é retornado para um local elevado. Ao utilizar uma bomba centrífuga motorizada, requere-se um sistema de bomba para prevenção da cavitação, tal como o TLV CP-S ou CP-N.
Para reduzir a pressão de saída, requer-se o uso de uma bomba de vácuo. Ao utilizar uma bomba de vácuo, a pressão na tubulação de saída do purgador (linha de retorno do condensado) é reduzida abaixo da pressão atmosférica, e assim podendo manter o diferencial de pressão necessário para operar o purgador.
Exemplo
Bomba de Vácuo
Utilizando uma bomba de vácuo, a pressão de saída do purgador de vapor torna-se menor em relação à pressão de entrada e o condensado pode ser descarregado através do purgador. Dependendo da capacidade da bomba de vácuo, uma bomba pode ser capaz de lidar com várias peças de equipamento.
A seleção da solução mais apropriada para prevenção do Estol requer investigação cuidadosa sobre vários fatores tais como condições de operação, configuração do equipamento, e a quantidade de peças do equipamento instalado. É fortemente recomendado que um técnico qualificado avalie o local antes de realizar qualquer decisão sobre qual método deve ser usado.
Fale com um
online