Você já ouviu um barulho alto “BANG” ou som semelhante à batida de martelo depois de ligar ou desligar rapidamente uma torneira de água? Esse é o som do golpe de aríete no sistema de tubulação de água. Em uma fábrica, uma bomba iniciando a operação ou desligando, ou um eliminador de ar fechando de repente são exemplos de quando isso pode ocorrer.
Além de sistemas de tubulação de transporte de água, o golpe de aríete também ocorre em sistemas de vapor e de recuperação de condensado (ou seja, circulação de água). Esta série de artigos se concentrará no golpe de aríete destes dois últimos sistemas. Note que como o vapor está envolvido, esse tipo de golpe de aríete é também por vezes referido como “martelo de vapor”.
Quando o vapor é inicialmente fornecido à tubulação de distribuição de vapor ou a equipamentos que utilizam o vapor, um ’bang, bang, bang’ metálico e repetitivo, ou até mesmo às vezes um violento ’boom’ acompanhado por uma vibração pode ser ouvido. A maioria dos usuários de equipamentos a vapor provavelmente já deve ter presenciado isso em algum momento.
Você sabe como é o som do golpe de aríete?
Clique para ouvir
Quando ocorre o golpe de aríete, uma mudança momentânea e brusca de pressão de mais de 10 MPa pode ocorrer dentro das tubulações.
Esse impacto pode abalar seriamente as tubulações, equipamentos ou a casa de máquinas, possivelmente resultando em danos não só à vedação das juntas, mas também às roscas das válvulas ou às próprias válvulas.
Exemplo de dano à tubulação pelo golpe de aríete
Logo que algo assim acontece, como casos em que uma válvula é danificada, grandes quantidades de vapor ou condensado quente começam a vazar, o que pode causar um acidente grave. Há até mesmo relatos de mortes que ocorrem como resultado do golpe de aríete. Apesar disso, há muita pouca pesquisa ou literatura dedicada a suas causas e prevenção e muitos usuários de equipamentos a vapor não sabem como lidar com a questão.
Fale com um
online