Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the antispam-bee domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /srv/app729.ac698878.configr.cloud/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /srv/app729.ac698878.configr.cloud/www/wp-includes/functions.php on line 6114 Contrapressão do Purgador - Disparco
Endereço Rua Caravelas, 300 | São José dos Campos
Siga nas redes sociais:
Home » Cursos online » Contrapressão do Purgador

Contrapressão do Purgador

O que é Contrapressão?

Em relação a um purgador ou a uma válvula, a ‘contrapressão’ é a pressão logo após o purgador ou válvula. Em outras palavras, a ‘contrapressão’ é a saída ou a pressão secundária do purgador ou da válvula. A diferença entre a pressão (primária) de entrada e a ‘contrapressão’ de um purgador é a ‘pressão diferencial’ para a operação.


Se o condensado for descarregado na atmosfera logo após o purgador, nenhuma contrapressão será gerada.

https://www.youtube.com/embed/31Yz6iVuLM4
Mesmo se o condensado for descarregado na atmosfera, se o fluxo passar por uma série de curvas, ele encontrará resistência que prejudicará o fluxo e será gerada uma contrapressão.

https://www.youtube.com/embed/tiD5YNd15zg
A pressão da força de uma coluna de água forma a contrapressão

https://www.youtube.com/embed/sD8ke4DyY2g
Se a pressão aumentar dentro de um tanque flash onde fluir o condensado descarregado, a contrapressão aumentará.

Contrapressão e Capacidade de Descarga do Purgador

Se a pressão (primária) da entrada permanecer estável, conforme a contrapressão aumentar, diminuirá a pressão diferencial do purgador para sua. No mesmo purgador, conforme aumentar a pressão diferencial para a operação do purgador, aumentará a capacidade de descarga do purgador (tratamos desse assunto na Teoria do Vapor: Purgadores e Orifícios).

Contrapressão Permitida no Purgador

O assunto da contrapressão é mais complicado do que meramente sua relação com a capacidade de descarga do condensado do purgador. Também há o assunto da contrapressão permitida do purgador.

A contrapressão permitida é a contrapressão máxima permitida para que o purgador seja capaz de operar normalmente, e é expressa como uma porcentagem da pressão (primária) de entrada do purgador. Geralmente, conforme a contrapressão aumenta, o purgador perde sua capacidade de operar normalmente.

Então o que ocorre exatamente com a operação do purgador quando a contrapressão aumenta? Em muitos purgadores, a contrapressão exerce uma força na válvula na direção de abertura da válvula, e assim, age como uma força de abertura da válvula. Se a pressão (primária) da entrada permanecer constante, conforme somente a contrapressão aumentar, aumentará força de abertura da válvula. Em alguns tipos de purgadores, isto ocasiona a perda da capacidade de manter a válvula na posição fechada e a válvula acaba sendo aberta e permanecendo aberta.

Diferenças nas Contrapressões Permitidas

Por exemplo, a contrapressão permitida para purgadores de disco é geralmente de 50% a 80% dependendo do design do produto. Isto significa que para uma pressão de entrada de 1,0 MPaG, a contrapressão deve ser menor de 0,5 a 0,8 MPaG. Por outro lado, purgadores de boia livre têm uma contrapressão permitida relativamente alta, acima de 90%. Se a pressão de entrada for 1,0 MPaG, os purgadores de boia livre podem ser usados sem problema com uma contrapressão de aproximadamente 0,9 MPaG.

Como podemos notar, a contrapressão permitida é alterada dependendo do tipo de purgador, então, ao selecionar um purgador, além de considerar a capacidade de descarga do condensado também é necessário levar em consideração a contrapressão na localização prevista da instalação.

Se um sistema for alterado para recuperar o condensado dos purgadores instalados atualmente, estes purgadores estarão sujeitos a mais contrapressão do que estavam antes da implementação da recuperação do vapor, então deve tomar cuidado tanto com a capacidade de descarga quanto com a contrapressão permitida.

Fale com um

Consultor especializado

Entre em contato com nossa equipe especializada
silhueta-disparco
footer-bg

Área de suporte e download

Faça o download do suporte da Disparco.