Endereço Rua Caravelas, 300 | São José dos Campos
Siga nas redes sociais:
Home » Cursos online » Transferência Térmica do Vapor

Transferência Térmica do Vapor

Propriedades Básicas do Aquecimento a Vapor

Quando considerado do ponto de vista de um meio de calor, o vapor apresenta propriedades superiores não oferecidas por outros meios de calor. Entre elas, as duas a seguir são as de mais destaque:

– Proporciona aquecimento uniforme
– Proporciona aquecimento rápido

Neste artigo, abordaremos estas propriedades a partir do ponto de vista da transferência térmica.

Como o Vapor Fornece Aquecimento Estável e Uniforme?

No caso do vapor saturado, se a pressão do vapor for conhecida, então a temperatura do vapor poderá ser determinada. A pressão muda instantaneamente dentro do espaço. Quando o vapor saturado é condensado, isto ocorre à temperatura de saturação, e a água saturada (condensado) formada tem a mesma temperatura do vapor saturado. Isto significa que se a pressão na superfície de transferência térmica (a jaqueta ou o interior espiral dos equipamentos) for mantida constante, poderá ocorrer aquecimento contínuo com a mesma temperatura em todas as partes da superfície de transferência térmica.

Velocidade de Aquecimento

A quantidade de transferência térmica é indicada pelo coeficiente transferência térmica (= coeficiente de filme ou transferência térmica).

As unidades são em [W/m² K].

W = J/seg., então se ocorrer troca de calor na mesma área de superfície da transferência térmica e com a mesma diferença de temperatura, quanto maior for a taxa de transferência térmica menor será o tempo necessário para o aquecimento.

Os valores aproximados para as taxas de transferência térmica de água quente e vapor são os seguintes:

– A taxa com que o calor é transferido para a superfície de transferência térmica de um trocador de calor usando água quente como fonte de calor:
1000 – 6000 [W/m² K]

– A taxa com que o calor é transferido para a superfície de transferência térmica de um trocador de calor usando vapor como fonte de calor:
6000 – 15000 [W/m² K]

Em situações reais de aquecimento, o processo de transferência térmica será uma combinação do mecanismo de transferência térmica dentro das paredes do trocador de calor e o mecanismo de transferência térmica da superfície da parede do trocador de calor para o produto sendo aquecido. As avaliações do aquecimento devem usar um coeficiente geral de transferência térmica [W/m² K] para indicar esta combinação. Este coeficiente varia muito de trocador de calor para trocador de calor, mas ainda assim, o aquecimento a vapor apresenta números 1,5 – 2 vezes maiores que aqueles do aquecimento por água quente.

Como o Vapor Fornece Aquecimento Rápido?

Transferência Térmica do Condensado (Vapor)

O segredo, é claro, é a transferência térmica provocada pelo processo de condensação.

O calor latente contido no vapor é liberado no instante que o vapor se condensa na fase líquida. A quantidade de calor latente liberada é de 2 – 5 vezes maior que a quantidade de calor sensível na água quente (água saturada) após a condensação. Este calor latente é liberado instantaneamente e é transferido através de um trocador de calor para o produto sendo aquecido.

Transferência Térmica por Convecção (Água e Óleo Quentes)

Em comparação, a água e o óleo quentes são usados no aquecimento convectivo, o que não envolve uma mudança de fase. Ao invés disso, o meio de calor reduz sua própria temperatura para transferir calor para o produto sendo aquecido. Na indústria, é normal usar a convecção forçada através de equipamentos como uma bomba para criar um contra fluxo na superfície de transferência térmica.

Fale com um

Consultor especializado

Entre em contato com nossa equipe especializada
silhueta-disparco
footer-bg

Área de suporte e download

Faça o download do suporte da Disparco.